O açúcar é, sem dúvida, o pior inimigo da sua saúde. É hoje consensual entre a comunidade científica que uma dieta rica em açúcar e hidratos de carbono está diretamente relacionada com o aparecimento de doenças graves como problemas cardíacos, Alzheimer, esclerose múltipla, autismo ou vários tipos de cancro, e até mesmo com o surgimento de dores de cabeça frequentes, enxaquecas ou sinusite.

No entanto, não faz parte do conhecimento geral que o excesso de açúcar no sangue provoca a compressão dos nervos, o que leva a uma inflamação crónica local e a respetiva diminuição do afluxo sanguíneo. Este problema, que é muito mais comum do que se pensa, faz com que a comunicação entre o cérebro e os órgãos seja interrompida, impedindo o seu funcionamento normal.

Com Açúcar, o Pior Inimigo irá compreender de que forma o açúcar é prejudicial para o seu organismo, originando a sua deterioração, através de uma dolorosa e progressiva inflamação que se traduz em:

Hidratos de carbono/açúcar + trauma = danos nos nervos, dor e mau funcionamento dos órgãos

O autor, Dr. Richard Jacoby, realizou com sucesso centenas de intervenções cirúrgicas a doentes que sofriam deste tipo de problemas, causados por uma dieta rica em açúcar. Com os seus conselhos o leitor poderá reverter os danos a longo prazo na saúde ao eliminar o açúcar da sua alimentação. Açúcar, o Pior Inimigo apresenta-lhe:

• Questionários que permitirão avaliar os danos provocados pelo açúcar no seu organismo.

• Conselhos práticos para seguir uma dieta cetogénica, introduzindo gorduras saudáveis na sua dieta alimentar, e reduzindo o açúcar e os hidratos de carbono.

• Dicas e soluções práticas para eliminar gradualmente o açúcar dos seus hábitos alimentares, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência de muitas doenças e ajudando-o a viver de forma menos dolorosa e mais saudável.

Raquel Baldelomar é fundadora da Quaintise, uma agência de marketing e publicidade de cuidados de saúde. É especialista em estratégias de marketing médico, ajudando as organizações a transformar os cuidados na doença em verdadeiros cuidados de saúde. Colabora com as publicações Advertising Age, Modern Healthcare e também com a revista Physician. Vive em Santa Mónica, na Califórnia.

Dr. Richard Jacoby é médico-cirurgião no estado americano do Arizona. Especializado no tratamento da neuropatia periférica, realiza cirurgias ao nível do sistema nervoso periférico. É cofundador do Healthcare Wound Management Center, sendo presidente-fundador da Associação de Podologia do Arizona e da Associação de Cirurgiões de Extremidades Nervosas do Texas. Vive com a mulher e os dois filhos.